Paraná

Pré Carnaval

Primeira saída do Bloco Pretinhosidade acontece no domingo, dia 2

A sugestão é que os foliões venham de branco para homenagear Iemanjá.

Brasil de Fato Paraná |
O bloco surgiu em 2018 para quebrar o estereótipo de uma Curitiba europeia, sem negros
O bloco surgiu em 2018 para quebrar o estereótipo de uma Curitiba europeia, sem negros - Giorgia Prates

O bloco formado por pretos e pretas de Curitiba, com mais de 3 anos de existência, além da alegria que leva para as ruas de Curitiba, também traz reflexões sobre as  questões raciais e valoriza a cultura da periferia. 

A primeira saída do grupo no pré-Carnaval de 2020 em Curitiba acontecerá no próximo domingo, dia 2. A concentração será às 14h, na praça Santos Andrade, e, a saída, às 15h. 

Dia 2 festeja-se o Dia de Iemanjá e por isso o bloco sugere que os foliões compareçam de branco. Durante o dia, também estarão à venda os abadás do bloco, no valor de R$ 30. 

Valorização da cultura negra 

O bloco surgiu em 2018 para quebrar o estereótipo de uma Curitiba europeia, sem negros. O grupo começou a partir de reuniões de familiares e amigos, a partir de questionamentos sobre a falta de valorização da cultura negra em Curitiba e no Carnaval. É formado, em sua maioria, por pessoas negras e de bairros periféricos, como Vila Torres e Tatuquara. O bloco tem parceria com a ONG Passos da Criança e algumas crianças da ONG também tocam na bateria no bloco. Parte dos instrumentos é cedida pela Rede de Mulheres Negras do Paraná, Afro Cor e Passos das Crianças. 

Serviço 

O quê: pré-Carnaval com o bloco Pretinhosidade 

Onde: Praça Santos Andrade 

Quando: Domingo, dia 2, 14h 

Quanto: grátis (quem quiser pode comprara abadá por R$ 30) 

Edição: Ana Carolina Caldas