Paraná

Paraná Clube

Meu Paraná, meu Brasil: 30 anos de Paraná Clube

Uma retrospectiva de um dos times mais antigos do Paraná

Curitiba |
São 30 anos e agora é momento de refletir sobre o que vem pela frente
São 30 anos e agora é momento de refletir sobre o que vem pela frente - João Brucshz

O Paraná Clube, fundado em 19 de dezembro de 1989, alcança sua terceira década de vida refletindo de maneira caprichosa o momento do país. No Paraná, nós também estamos polarizados. Existem aqueles que apoiam cegamente a gestão do presidente Leonardo Oliveira e aqueles que o colocam no mesmo saco que seus antecessores. Quem não está nem de um lado nem de outro não é ouvido. Na Vila Capanema, o momento é de reflexões. Como foi possível perder todo aquele patrimônio, sem fazer nada para impedir?

No Brasil, a mesma coisa. Metade da arrecadação vai para poucos. Passando ao futebol, os dois pentacampeões estacionaram na primeira década do século. Na seleção, falta alma para um time repleto de “estrangeiros” multimilionários. Ao Paraná Clube, falta uma fórmula para juntar dinheiro e formar equipes competitivas. Já ouviu falar na frase “brasileiro não desiste nunca”? Pois existe uma fatia dessas pessoas que é mais persistente. Os paranistas!

Se o Paraná hoje não tem o patrimônio de 1989, tem a torcida mais apaixonada do estado. Precisamos de dirigentes que saibam trabalhar essa característica. Assim como no Brasil, mudar a realidade do Paraná Clube passa pela participação democrática dos seus integrantes.

Edição: Ana Carolina Caldas