Paraná

SANTA CATARINA

Encerra a primeira turma do Curso Realidade Brasileira em São Miguel do Oeste

Curso tem como objetivos: a construção de alianças no campo e na cidade, a formação de quadros

Brasil de Fato I Chapecó (SC) |
Os educandos e educandas escolheram o nome da turma de “Euclides dos Santos Rodrigues”, militante que participou da formação MST (SC)
Os educandos e educandas escolheram o nome da turma de “Euclides dos Santos Rodrigues”, militante que participou da formação MST (SC) - Divulgação

Em clima de estudo, mística, luta e festa: churrasco, bebida e dança. Os militantes dos movimentos populares, sindicatos, pastorais sociais e partidos de esquerda realizaram uma confraternização e formatura do Curso “Estudo da Realidade Brasileira”.

No dia 7 de dezembro de 2019, na sede da Associação dos Funcionários da Cooperoeste, onde aconteceu o ato de encerramento e da confraternização da formatura do Curso de Estudo da Realidade Brasileira.

O curso teve início no dia 6 de abril de 2019, no auditório da sede da Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste (Cooperoeste), de São Miguel do Oeste, a partir de parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó (SC).

Os educandos e educandas escolheram o nome da turma de “Euclides dos Santos Rodrigues”, militante que participou da formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Santa Catarina. Nos últimos anos, dedicou a sua militância na organização da produção, industrialização e comercialização dos produtos oriundos das famílias assentadas e pequenos agricultores da região do Oeste do estado.

O curso Realidade Brasileira tem como objetivos: a construção de alianças no campo e na cidade, e a formação de quadros para estudar e interpretar a realidade brasileira, fomentar a organização e a participação nas lutas sociais e na construção de um projeto democrático popular para o Brasil.

Sobre estes parâmetros filosóficos, sociológicos e históricos, que embasam os alicerces da fundamentação da proposta pedagógica e política do curso, foram divididos os dez encontros em um sábado por mês, para fazer o estudo de temáticas fundamentais para compreender a realidade brasileira.

Os temas e convidados foram divididos na seguinte ordem:

1 - Análise de conjuntura Internacional e nacional e os desafios para a classe trabalhadora no momento atual, com João Pedro Stédile

2 - Como funciona a sociedade e a formação da sociedade brasileira, com Ernesto Puhl Neto

3 - A formação do povo brasileiro e suas expressões culturais, com Cesar Capitanio

4 - A formação da economia brasileira e os ciclos de produção, com Pedro Cristofoli

5 - A formação do Estado brasileiro, com Danilo Enrico Martucelli.

6 - Gênero, Raça e na sociedade de classe, com Claudete Gomes Soares.

7 - Os aparelhos ideológicos da classe dominante na formação da ideologia dominante, com Joel Guidani

8 - Educação Popular e método de trabalho de base, com Jian Carlos Frare

9 - A história da esquerda brasileira e desafios contemporâneos, com deputado Pedro Uczai

10 - Associativismo e cooperativismo, com Francisco Dal Chiavon

Edição: Pedro Carrano