Pernambuco

Literatura

Livro “Formação Social e Serviço Social” será lançado no Armazém do Campo do Recife

Obra se propõe a refletir sobre o Brasil atual e os desafios para os profissionais assistentes sociais

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A ideia de realização do livro surgiu diante da situação que a população está vivendo no Brasil atualmente
A ideia de realização do livro surgiu diante da situação que a população está vivendo no Brasil atualmente - Divulgação

Nesta sexta-feira (13), será lançado no Armazém do Campo do Recife o livro “Formação Social e Serviço Social: a realidade brasileira em debate”, da Editora Expressão Popular com o selo Outras Expressões. O evento tem início às 18h e contará com a presença de Ana Elizabete Mota, Evelyne Medeiros, Lucas Bezerra e Eduardo Mara, que são autores da obra e estarão participando do debate. 
O livro é fruto da construção coletiva de pesquisadores e assistentes sociais com o objetivo de difundir subsídios que auxiliem o estudo e a intervenção profissional. A obra está dividida em quatro partes, abordando temas candentes ao povo brasileiro e contribuições direcionadas à formação e ao exercício profissional dos/as assistentes sociais.
Segundo Evelyne Medeiros, professora da UFPE e uma das organizadoras da obra, a ideia de realização do livro surgiu diante da situação que a população está vivendo no Brasil atualmente e da comemoração dos 40 anos do chamado “Congresso da Virada”. “Esse congresso, que aconteceu em 1979, e a partir dele houve mudança na profissão de assistente social em termo de direção política, que passou a refutar as bases conservadoras, tecnicistas, e começa a construir um projeto mais vinculado às lutas dos trabalhadores, no processo de redemocratização”, explica.  
Ainda segundo Evelyne, essa iniciativa é importante porque o Serviço Social tem total relação com as causas populares e a proteção dos direitos e, neste sentido, o tem como objetivo “fazer uma leitura da realidade que seja mais condizente com a brasileira, que não seja distante, para que isso potencialize uma ação profissional e política”.   
 

Edição: Rani de Mendonça