Paraná

Cultura

Curitiba nas telas do mundo

“Irmandade”, nova série da Netflix, tem cenas filmadas em Piraquara e atrizes e atores curitibanos

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Pela Netflix, a série é exibida em 190 países
Pela Netflix, a série é exibida em 190 países - Aline Arruda/Netflix

O Paraná é um dos panos de fundo da nova série nacional de ficção da Netflix “Irmandade”, que estreou no último dia 25 de outubro. Entre as locações utilizadas para as filmagens estava a Penitenciária Central do Estado, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

Com direção geral de Pedro Morelli e direção de Aly Muritiba e Gustavo Bonafé, “Irmandade” conta a história de dois irmãos, Edson (Seu Jorge) e Cristina (Naruna Costa). Encarceirado, Edson  é um dos líderes da facção Irmandade, que luta para garantir condições dignas de sobrevivência dentro das penitenciárias. No decorrer da série, Cristina, uma advogada, é presa e influenciada a se infiltrar na Irmandade para ajudar a dizimar a facção.

“Entre uma cena e outra, a gente tinha que ficar lá dentro. Era um bloco desativado, mas estava dentro do complexo. Os homens encarceirados ali observavam as filmagens. Então, fizemos esse trabalho dentro do presídio, que é um ambiente carregado de histórias”, afirma Patricia Saravy, atriz curitibana que faz parte do elenco de Irmandade.

Na série, Saravy interpreta Ludmila, uma “mula” (usada para levar ao presídio drogas e objetos requisitados pelos encarceirados), que deseja ascender à liderança na Irmandade. Para a atriz, sua personagem representa muitas “mulheres da classe trabalhadora, que querem a chance de uma vida melhor e veem no tráfico essa possibilidade de ter dinheiro, ter um barraco melhor, ajudar a família”.

Saravy conta também que as filmagens envolveram uma grande produção. A série foi finalizada depois de dois anos de trabalho, sendo 85 dias de filmagem, com 280 pessoas envolvidas em diferentes áreas de trabalho, 40 locações e 1.500 figurantes. “Observar uma produção dessa, aqui em Curitiba, é muito interessante. Compreender o trabalho de uma equipe dentro de uma grande produção. A organização logística, todas as camadas que envolvem uma produção grande como essa”, diz a atriz.

Junto a Saravy, outros artistas e ativistas paranaenses fizeram parte do elenco de “Irmandade”, como os músicos Hauly, Mano Cappu, Menthor e Betinho Celanex, moradores da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e o advogado e militante do movimento negro Renato Almeida Freitas Junior. Pela Netflix, a série é exibida em 190 países.    

 

 

 

 

Edição: Redação