Paraná

Futebol Masculino

Mesmo com crise, final de Libertadores é mantida no Chile

Partida única entre Flamengo e River Plate acontece em 23 de novembro

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Estádio Nacional, em Santiago, está programado para receber a final da Libertadores
Estádio Nacional, em Santiago, está programado para receber a final da Libertadores - Divulgação

Apesar dos protestos que vêm sacudindo o Chile, com milhões de pessoas nas ruas contra o governo, a confederação sul-americana de futebol, Conmebol, até este momento, manteve a final da Copa Libertadores, entre Flamengo e River Plate, em Santiago, no dia 23 de novembro. 

A ministra de esportes chilena, Cecilia Pérez Jara, declarou, em entrevista coletiva: “O governo nos deu total apoio para realizar a final da Libertadores em Santiago. O futebol pode ser uma boa chance para unir”. Questionada se há uma data-limite para confirmar a decisão na capital chilena, Cecilia afirmou: "A data é o dia da final. Temos toda a confiança e a convicção do presidente da Conmebol e do presidente do Chile. Vamos fazer todo o esforço para que tudo saia o melhor possível".

Apesar do otimismo da ministra, no mesmo dia em que deu a entrevista, foram cancelados dois outros eventos que aconteceriam no país: os encontros da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) e da COP 25 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). 

Desde o início dos protestos, foram suspensas rodadas do Campeonato Chileno, mas a Conmebol também tem garantido a realização de Flamengo x River Plate no Estádio Nacional em Santiago, quando, pela primeira vez, a Libertadores será decidida em partida única. 

Edição: Lia Bianchini