Paraná

Aniversário de Lula

Bolo gigante, caravanas e ato político marcam 74 anos de Lula, em Curitiba

Desde sábado (26), inúmeras caravanas de todo o país ocuparam a Vigília Lula Livre, em frente à Superintendência da PF

Curitiba |
"Parabéns para você" teve participação de familiares de Lula e lideranças políticas
"Parabéns para você" teve participação de familiares de Lula e lideranças políticas - Joka Madruga

74 anos de uma das maiores lideranças políticas do mundo: Luiz Inácio Lula da Silva. Desde o dia 7 de abril, preso injustamente na sede da Superintendência da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, e reunindo multidões que fazem a resistência na luta por sua liberdade. Desde esse dia, também existe a Vigília Lula Livre, um espaço ao lado de onde Lula está como preso político. Todos os dias, militantes mantêm uma programação com debates, arte e cultura e os tradicionais "bom dia", "boa tarde" e "boa noite, presidente Lula". Neste domingo (27), aniversário de Lula, inúmeras caravanas do país inteiro engrandeceram a programação da Vigília, que contou com apresentações artísticas e "parabéns ao Lula", com direito a bolo gigante e ato político.

Além da comemoração pelos 74 anos do ex-presidente, as lideranças políticas destacaram o momento também como a união de forças para denunciar a prisão política e exigir sua liberdade. Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), agradeceu a presença militante no ato e na organização diária da Vigília, reforçando a importância da luta. “Parabéns para aquele que foi o maior presidente da República que já tivemos. Lula já deixa um dos maiores legados de governo e deixa os maiores legados de coragem e resistência. Está aqui de cabeça erguida e não trocará sua dignidade por nada. A prisão de Lula é a prisão de um projeto de país. Quem está preso ali é a soberania do povo brasileiro”, disse.

Emocionada, a deputada federal do PT-RJ Benedita da Silva disse que veio à Curitiba porque sempre leva um pedacinho da representação de força do presidente. “É a sua imagem e fala que nos move, presidente Lula!", disse, olhando para as janelas da Superintendência da PF. A deputada destacou também a importância das entrevistas que ele, agora, concede à imprensa. “Antes queriam proibir ele de falar. Sabemos porque, agora sua fala chega até nós, até as nossas famílias e, ao ouvi-lo, nos fortalecemos para continuar resistindo”.

Vanessa Grazziotin, representando o PCdoB, falou sobre a verdade a respeito do processo ilegal que condenou Lula à prisão. “Não precisamos mais falar sobre a ilegalidade deste processo, não precisamos mais falar sobre a trama que fizeram contra o presidente Lula. Porque isso tudo foi revelado e agora vem sendo divulgado pela imprensa. Eles tramaram um golpe porque querem fazer o que estão fazendo na Argentina, no Chile, mas, assim como lá, aqui também chegará nossa hora, e o povo será protagonista do projeto de país”. O ex senador Roberto Requião (PMDB) também enfatizou os exemplos dos países da América Latina submetidos aos projetos neoliberais. "Vocês, aqui, são os que farão a resistência e a revolução, como estão fazendo os populares no Chile. E precisamos desde já exigir o referendo revogatório de tudo o que este governo fez. Por isso, Lula Livre é também Brasil Livre”, afirmou.

Fizeram uso da palavra também representantes da juventude, da Consulta Popular, da CUT Nacional, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do PSOL e do PCO.

Bolo gigante e "parabéns" com familiares de Lula

Após o ato político, um bolo gigante de 100k, feito com morangos do MST e produzido por cozinheiras de Padarias Comunitárias, foi servido às mais de cinco mil pessoas presentes na parte da manhã, na Vigília Lula Livre. O primeiro pedaço foi cortado pela socióloga Rosângela da Silva, namorada de Lula, e pelo irmão de Lula, Frei Chico, que também cantaram o "parabéns para você".

A programação seguiu até a noite, quando foi finalizada com o "boa noite, presidente Lula" e um ato inter-religioso.

Edição: Lia Bianchini