Paraná

Encontro Sem Terrinha

Mais de 400 crianças Sem Terrinha visitam a Vigília Lula Livre, ao lado de Haddad

Atividade integra o XIII Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha do Paraná

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

“Lula, a gente ama você e quer te ver solto. A gente está te apoiando”, gritou uma das crianças Sem Terrinha, em encontro com Haddad
“Lula, a gente ama você e quer te ver solto. A gente está te apoiando”, gritou uma das crianças Sem Terrinha, em encontro com Haddad - Giorgia Prates

O “Boa tarde” ao presidente Lula desta sexta-feira (18) ecoou a voz das mais de 400 crianças participantes do XIII Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha do Paraná. A coordenação do ato ficou a cargo da garotada, que agitou a Vigília Lula Livre - localizada ao lado da Superintendência da Polícia Federal, onde Lula é mantido preso injustamente desde o dia 7 de abril de 2018, em Curitiba.

Entre uma palavra de ordem e outra, as crianças receberam o professor Fernando Haddad (PT), candidato petista à presidência, nas eleições de 2018. Haddad iria visitar Lula em seguida, então, perguntou se as crianças gostariam de mandar algum recado ao líder popular. Entre várias respostas, uma menina gritou: “Lula, a gente ama você e quer te ver solto. A gente está te apoiando”.

Após a visita à Vigília, as crianças seguiram para um passeio no Zoológico de Curitiba, última e muito aguardada atividade do Encontro dos Sem Terrinha, que iniciou na quarta (16) e se encerra hoje. As crianças têm idade entre 6 e 12 anos, e vêm de acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

Na manhã desta quinta-feira (17), uma comissão de 15 crianças já havia visitado a Vigília e enviado uma carta a Lula. “Queremos agradecer a tudo que o senhor fez por nós e pelo que ainda irá fazer, nós sabemos que não está nada fácil para você e não está nada fácil pra nós também. Queremos que saiba que estaremos com vocês”, diz a carta.

Crianças cobram do governo estadual o fim dos despejos 

Fim dos despejos, reforma das escolas, melhoria das bibliotecas, dos espaços de lazer e das estradas, ampliação do atendimento à saúde. Foram muitos os relatos e reivindicações apresentadas pelas crianças Sem Terrinha ao superintendente Geral de Diálogo e Interação Social do Governo do Estado (Sudis), Mauro Rockembach. O encontro ocorreu na manhã desta sexta (18), no Palácio do Governo. 

As crianças leram ao superintendente o manifesto produzido pelos participantes do XIII Encontro das Crianças Sem Terrinha. "Queremos do governo menos promessas e mais ações para melhorar a nossa qualidade de vida", diz o documento. O superintendente garantiu que levará o manifesto ao governador do estado, Ratinho Júnior (PSD).

A programação do encontro contou ainda com estudo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apresentação do manifesto à Assembleia Legislativa do Paraná em defesa de direitos, apresentações artísticas, oficinas, brincadeiras, contação de história. 

Foto: Antonio Kanova

Edição: Lia Bianchini