Paraná

EDITORIAL PARANÁ

Lei reduzirá qualidade do Ensino Superior no Paraná

Após analisar conteúdo da minuta da Lei, especialistas e profissionais da área se posicionaram contra

Brasil de Fato I Londrina |
Queremos uma educação de qualidade, com boas salas de aula, equipamentos
Queremos uma educação de qualidade, com boas salas de aula, equipamentos - UEPG / Fotos públicas

A Lei Geral das Universidades (LGU), se aprovada, vai tornar as universidades paranaenses ainda mais precárias, com menos estrutura, recursos e redução do já debilitado quadro de professores.

Nas eleições passadas, todos os candidatos, inclusive Ratinho Júnior, defenderam investimentos na área de educação. Mas a LGU significa o contrário.

Após analisar conteúdo da minuta da Lei, especialistas e profissionais da área se posicionaram contra, apontando que ela é inconstitucional e nociva. Por diminuir o poder de decisão das universidades e, principalmente, por piorar a relação professor-aluno, impactará diretamente na excelência do ensino.

O governador Ratinho segue a linha do governo federal que pretende estabelecer até 2020 o programa Future-se. Os dois projetos atendem exclusivamente à lógica do mercado: uma educação voltada a interesses individuais e particulares, perdendo seu objetivo que é atender o conjunto da população.

Queremos uma educação de qualidade, com boas salas de aula, equipamentos, professores qualificados e aumento do número de vagas? A Lei Geral das Universidades (LGU) representa o oposto dessa ideia: é o que há de pior para as universidades do Paraná.

Edição: Gabriel Ruiz, Giovana Fogaça e Raquel Mailan