Paraíba

ORGANIZAÇÃO

1° Acampamento da Juventude Camponesa é realizado na Paraíba

O resultado da movimentação foi uma carta pública à população

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Evento foi realizado no Memorial das Ligas Camponesas, na comunidade Barra de Antes, em Sapé (PB).
Evento foi realizado no Memorial das Ligas Camponesas, na comunidade Barra de Antes, em Sapé (PB). - CPT

Entre os dias 23 e 25 de agosto de 2019 aconteceu um momento histórico para a juventude do campo, foi realizado o I Acampamento da Juventude Camponesa, intitulado de “Dom José Maria Pires”. Organizado pela Articulação da Juventude Camponesa (AJC), o evento reuniu o número expressivo de 115 jovens, distribuídos em 32 comunidades camponesas situadas em 18 municípios do Brejo e da Borborema/PB, e dos estados de Alagoas e Pernambuco. Como resultado final do acampamento, os jovens elaboraram um carta às companheiras e aos companheiros de luta. Confiram:

Carta do I Acampamento da Juventude Camponesa às companheiras e aos companheiros de luta

Nós, “Juventude Camponesa com o pé no chão lutando por direitos, trabalho e pão”, das regiões da Várzea, Agreste, Litoral Sul e Vale do Mamanguape/PB, somados/as às/aos companheiros/as do Brejo e da Borborema/PB, e dos estados de Alagoas e Pernambuco, nos reunimos, entre os dias 23 e 25 de agosto de 2019, no I Acampamento da Juventude Camponesa “Dom José Maria Pires”. Organizado pela Articulação da Juventude Camponesa (AJC), o Acampamento ocorreu no Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, localizado na Comunidade Barra de Antas, município de Sapé/PB. Somos, no total, o número expressivo de 115 jovens, distribuídos em 32 comunidades camponesas situadas em 18 municípios desses estados.  

Nesses três dias intensos, bebendo na fonte das Ligas Camponesas e mergulhados e mergulhadas em profunda mística, fizemos memória e vivenciamos o processo histórico da luta pela terra; analisamos a nossa contribuição para o fortalecimento de nossa identidade camponesa e o nosso protagonismo juvenil na atualidade. Estamos nos sentindo mais enriquecidos/as e fortalecidos/as a partir das experiências partilhadas de luta pela terra.

Celebramos a Memória dos/das Mártires e festejamos as expressões culturais a partir da dança, do teatro, da mística e da espiritualidade, elementos que nos fortalecem em nossa articulação. Analisamos a conjuntura atual a partir dos desmontes das políticas públicas, que prejudicam a todos nós de modo particular; pautamos também nossas demandas ao poder público em plenária com a presença da Secretária de Juventude do Estado da Paraíba. Percebemos que somos atingidos e atingidas diretamente pelo retrocesso e pela negação de direitos. Somos um dos principais alvos de perseguição do atual Governo Brasileiro. 

Queremos ainda mais, nos reafirmarmos enquanto Juventude do Campo estudando uma educação contextualizada; tendo lazer e esportes que fortaleçam nossos laços; com uma cultura local e regional na qual possamos expressar nosso potencial; com uma produção e comercialização que contribuam com a geração de renda e que respeitem o meio ambiente e o ser humano como um todo em suas diversidades e opções sociais.

Exigimos, queremos ser escutados e escutadas! Saímos deste acampamento revigorados e revigoradas pela rebeldia e pela ousadia que herdamos de nossos/as mártires e de nossos pais e mães quando lutaram por nosso território. Estamos encorajados/as a lutar por nossos direitos, compromissados/as e de prontidão para compartilhar e dialogar sobre nossas metas e anseios com as comunidades, associações, entidades parceiras, poder público municipal e estadual. 
    
“Companheiros nos ajudem, não podemos andar só, sozinhos andamos bem, mas com vocês andaremos melhor”! 

Juventude Camponesa
Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, Sapé PB, 25 de agosto de 2019.

 

 

Edição: Heloisa de Sousa