Paraná

Música

Grupo Fato comemora 25 anos com a presença do compositor carioca Antônio Saraiva

O show acontece no Teatro Paiol, em Curitiba, nos dias 23 e 24 de agosto

Curitiba |
Grupo paranaense é conhecido pela ousadia e experimentação musical
Grupo paranaense é conhecido pela ousadia e experimentação musical - Mariana Pimentel Fagundes

Com mais de duas décadas de existência, do Paraná, o Grupo Fato é um diferencial na história da música popular brasileira por ousarem nos processos de composição e produção musical. Vão do encontro a linguagens regionais, como combinar músicas com os sons dos tamancos do Fandango à interpretação de inúmeros compositores e músicos brasileiros.  Para comemorar os 25 anos de existência, o show de aniversário contará com a participação de um dos mais importantes parceiros do Grupo Fato, o compositor, arranjador, instrumentista e produtor musical carioca Antônio Saraiva.

O show “LEMBRA? “acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto no Teatro Paiol e fará um passeio por toda a história desta rica parceria, além de apresentar novas composições. Saraiva já teve suas composições gravadas por artistas como Ney Matogrosso, Marcos Sacramento, Ná Ozzetti, Pedro Luís e A Parede, Grupo Fato, Alexandre Nero, Katia B, Carminho, Valéria Lobão, Via Negromonte e Fabiano Medeiros, etc....  E, sua história com o Fato começa em 1994, quando esteve em Curitiba para ministrar o "Curso Livre de Composição" na 13ª Oficina de MPB, e conheceu Grace Torres e Ulisses Galetto, integrantes do Fato, o que viria a ser determinante para o nascimento do Grupo.  

Desde lá, em 1994, o Fato já tem 8 álbuns, 2 DVDs, inúmeros videoclipes, 1 livro de partituras e 13 montagens de shows com apresentações em todo o Brasil e na França. 45 compositores já foram gravados ou interpretados pelo grupo até́ 2018, 38 dos quais paranaenses. O FATO conta com um imenso leque de realizações, participações em shows, gravações e eventos dos mais diversos, ao lado de artistas de todo o Brasil, como Arthur de Faria (RS), Maurício Pereira (SP), Antonio Saraiva (RJ), Pedro Luís & a Parede (RJ), Lenine (RJ), Paulo Brandão (RJ), João Cavalcanti (RJ), Edson Natale (SP), Yuri Queiroga (PE), Edith de Camargo (PR), Gabriel Schwartz (PR), Rodolfo Stroeter (SP), Guinga (RJ), entre outros.

Serviço

Show: “LEMBRA?” – Grupo FATO & Antonio Saraiva (RJ)

Local: Teatro Paiol, Curitiba - PR

Dias 23 e 24 de agosto, às 20h

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

 

 

 

 

Edição: Redação