Bahia

ORGANIZAÇÃO

Por que me sindicalizar? 

Para entender qual papel dos sindicatos na sociedade, conversamos com Jairo Batista e Jailza Barbosa do Sindpetro BA

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
"O sindicato possibilita aos trabalhadores o sentido de coletividade, de humanidade e solidariedade".
"O sindicato possibilita aos trabalhadores o sentido de coletividade, de humanidade e solidariedade". - Sindpetro BA

Os sindicatos estão entre as principais ferramentas de organização dos trabalhadores. Atualmente, contudo, eles vêm sofrendo uma série de ataques por parte do Governo, ao mesmo tempo que os direitos trabalhistas são retirados. Neste contexto, conversamos com Jailza Barbosa, diretora do jurídico e relações internacionais no Sindpetro e operadora na Petrobrás, e Jairo Batista, Coordenador geral no Sindpetro BA e inspetor de segurança na Petrobrás, para entender o papel dos sindicatos na sociedade e quais motivos para estar sindicalizado. 
BdF BA: Quando e por que você se sindicalizou?
Jailza Barbosa:
Assinei a ficha de filiação logo quando entrei na Petrobrás. Desde a época da formação, já conhecia o Sindpetro como um sindicato combativo. O meu interessa surgiu, porque eu entendia que estar sindicalizada era importante. Para mim significa fazer parte de um grupo. Faz parte do que é ser trabalhadora. 
Jairo Batista: Eu me sindicalizei em 2008. Depois de várias conversas com os colegas de trabalho, notei que muito dos direitos que nós temos foram conquistados através da luta dos trabalhadores organizados em sindicatos. Identifiquei a importância destes para a preservação dos empregos e dos direitos. Como associado eu comecei a frequentar algumas reuniões, os debates e fui, cada vez mais, me identificando com a forma como as coisas eram decididas.  
Qual a importância dos sindicatos para os trabalhadores?
Jailza:
Os sindicatos atuam como uma forma de organizar os trabalhadores, principalmente, na defesa dos seus direitos. Temos que lembrar o seguinte: de um lado você tem aqueles que detém os meios de produção e todo o dinheiro, e do outro lado você tem aquele que só tem sua mão de obra. Então, se os trabalhadores não se unem, eles ficam fragilizados na hora da negociação. Além disso, o sindicato possibilita aos trabalhadores o sentido de coletividade, de humanidade e solidariedade, onde cada um é responsável pelo outro. 
Qual o papel dos sindicatos na sociedade?
Jairo:
Ele vai para além de ser um instrumento de luta e organização dos trabalhadores. É preciso considerar que estes são cidadãos e estão inseridos nas comunidades, nos bairros. Por isso, quando você organiza esse trabalhador, você também está atuando na sociedade. Além disso, quando o sindicato é pensado como instrumento organizativo do povo e faz alianças com demais organizações, cria-se meios para que as pessoas se conscientizem e venham a reivindicar direitos, de modo que cada vez mais seja possível uma vida digna. 
Quais os principais desafios dos sindicatos hoje?
Jailza:
O trabalho e a organização do trabalho passaram por uma série de transformações. A relação entre patrões e empregados mudou. Os sindicatos enfrentam o desafio de se reinventar. Hoje temos a uberização do trabalho, onde cada um é dono do seu próprio negócio, só que de forma muito mais precarizada. Os trabalhadores têm dificuldade de se identificarem enquanto tal. Logo, os sindicatos precisam falar uma nova linguagem, descobrir novas formas de conquistar suas bases e se comunicar com essa nova categoria trabalhadora.
Por que os trabalhadores devem se sindicalizar?
Jairo:
O cidadão deve participar de forma plena do destino da sociedade. Quando o trabalhador resolve entrar para o sindicato, ele fortalece a organização, influencia e contribui para que toda sociedade seja fortalecida na luta pelos direitos. É um meio pelo qual a gente consegue estabelecer uma correlação de forças e fazer um enfrentamento ao capital. Neste momento específico, no qual há diversos ataques aos trabalhadores, movimentos sindicais e diversas organizações populares, é mais do que necessária a nossa união. 
Como faz para entrar para o sindicato?
Jailza:
É basicamente você preencher a ficha de filiação do sindicato. Aconselhamos também conversar com o diretor de base. A partir do mês seguinte, em algumas bases como a da Petrobrás, a pessoa começa a pagar um boleto para a contribuição mensal ou pode fazer depósito ou transferência na conta destina a isso. Lembramos da importância da pessoa cerrar fileiras com os companheiros e fazer sua contribuição.

Edição: Elen Carvalho