Rio Grande do Sul

Economia Solidária

AVESOL e Rede Ideia reuniram a maior delegação na 26ª FEICOOP

Representantes de 50 grupos de economia solidária tiveram formação sobre cidadania e participação popular em Santa Maria

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS0 |
26ª Feira Internacional do Cooperativismo recebeu mais de 300 mil visitantes
26ª Feira Internacional do Cooperativismo recebeu mais de 300 mil visitantes - Foto: Divulgação

A Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESOL esteve presente junto com a Rede Ideia (Rede de Economia Solidária apoiada pela AVESOL) na 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), finalizada no dia 14 de julho, em Santa Maria (RS). A Rede Ideia foi a maior delegação a participar do evento, com 50 representantes de grupos de economia solidária. Além da participação na feira, no sábado (13) à noite, o grupo teve uma formação sobre cidadania e participação popular, no hotel onde estavam hospedados. O momento foi conduzido pelo advogado do Centro de Referência em Direitos Humanos da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (CRDH-AVESOL), Pedro Gil Weyne.

Pedro conta que foi uma oficina para falar de direitos humanos, economia solidária e participação social. "A gente conversou sobre as expectativas deles com a feira, sobre a realidade social de cada um, as suas comunidades, seus municípios, seus grupos de economia solidaria. Trabalhamos um pouco o que são direitos humanos, a história dos direitos humanos, conceito. O que se propõe a economia solidária e a participação social. Também ressaltamos a importância de participar dos fóruns temáticos da economia solidária e a participação social nos conselhos. Destacamos ainda as políticas públicas que vêm sofrendo um desmonte com o governo Bolsonaro. O Conselho Nacional de Economia Solidária, por exemplo, ainda não se reuniu esse ano e a Secretaria Nacional da Economia Solidária não está recebendo os repasses", salientou Pedro. 

Para Pedro, iniciativas como a feira são importantes no sentido de gerar renda para pessoas com visão social mais aguçada, e não para grandes empresas 

Segundo Pedro, é fundamental fomentar o cooperativismo, a economia solidaria, os grupos, pois, principalmente as mulheres artesãs, tem uma complementação da sua renda. "Essas mulheres têm histórias diversas, muitas têm histórias sofridas, por uma questão de dependência econômica. Então a gente sabe que esse dinheiro, com os produtos comercializados, vai estar sendo empregado em pessoas que têm uma visão social mais aguçada, uma destinação correta, não está fomentando o agronegócio, não está fomentando grandes empresas capitalistas que lucram com isso, que exploram muita mão de obra, que violam direitos trabalhistas, essa é a importância da FEICOOP."

Lisiane Passuello, artesã da Camaleão Cadernos, participou pela terceira vez da feira pela Rede Ideia. "Eu amo essa feira, ela me inspira muito, cada vez que eu venho é um choque de realidade, é uma feira que me toca. Eu venho com os cadernos artesanais. Na primeira feira eu trouxe os cadernos feitos com tecido, que é meu carro chefe, na segunda eu trouxe esses com pessoas inspiradoras na capa (Marielle Franco, Belchior, Rosa Luxemburgo, Raul Seixas...), e depois os caleidoscópicos, que estou trazendo dessa vez. É muito legal porque a feira sempre me inspira a criar mais, pegar ideias", disse ela.

Sobre a atividade de formação, Lisiane afirmou que foi muito boa, porque a AVESOL junta pessoas de diversas partes. "É muito legal esse choque de realidades, de pessoas trazendo coisas diferentes. Cada um falou dos seus anseios, dos medos, das coisas que querem mudar. Isso agregou um monte, ver outras realidades." Sobre a possibilidade da feira não acontecer no próximo ano, a artesã não vacilou: "A feira vai acontecer de um jeito ou de outro, vai ter feira ano que vem sim."

Edição: Marcelo Ferreira