Paraná

Abuso

Coluna Porém.net | Tarifa da Sanepar subiu 111,25% desde 2012

Os reajustes nos últimos sete anos são o segundo maior do país, só perdendo para o Rio de Janeiro

Porém.net | Curitiba (PR) |
Presidentes da Agepar e Sanepar apresentam índice a deputados.
Presidentes da Agepar e Sanepar apresentam índice a deputados. - Kleyton Presidente/Alep

Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) mostra que a Sanepar é responsável pelo segundo maior reajuste nos últimos sete anos. A empresa paranaense aumentou o valor pago pelos consumidores 111,25% entre 2012 e 2018. O índice fica um pouco atrás do Rio de Janeiro, que reajustou os preços em 112,14% e não soma a nova tarifa autorizada pelo governador Ratinho Júnior (PSD) de 12,13%.  Dentre as onze capitais comparadas pelo DIEESE com base nos dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a cidade com menor reajuste na mesma época foi Porto Alegre com 52,23%.

Os aumentos nas Taxas de Água e de Esgoto no Paraná estão muito acima da média do país entre 2012 a 2018. Enquanto no Brasil o aumento ficou em 78,53%, contabilizando 19,13%acima da inflação, no Paraná a política de preços reajustou em 111,25%, sendo 40,96% acima da inflação no mesmo período.

Diferença entre inflação e aumento de tarifa que deve aumentar após a Agepar autorizar o reajuste de 12,13%. De acordo com o IBGE, o IPCA dos últimos doze meses está em 4,58%. Ou seja, a Sanepar quer cobrar quase três vezes mais. Aliás, de 2012 para cá, em todos anos a empresa subiu os valores da tarifa. O reajuste de 2019 que passará a vigorar 30 dias após a publicação de resolução homologatória emitida pela Agepar é o quarto maior do período.

Maior inflação do país
A alta da Sanepar deve ter forte impacto no custo de vida dos paranaenses, em especial da Região Metropolitana de Curitiba. Para o DIEESE, o reajuste deve subir a inflação em 0,277 pontos percentuais. “No mês de março de 2019, os índices de inflação tiveram aumentos expressivos em todo Brasil, impulsionados principalmente por aumentos nos grupos de Alimentação e bebidas e Transportes, sendo que o índice de Curitiba (0,83%) foi maior que o índice nacional (0,75%), logo, em função dos aumentos das tarifas da Sanepar, não será surpreendente que a inflação em Curitiba tenha uma variação maior do que a nacional”, avalia o economista Fabiano Camargo.

Tadeu Veneri questiona altas atreladas a distribuição de lucros para os acionistas. Foto: Kleyton Presidente/Alep

Jorrando lucro
O reajuste é alvo de críticas da oposição ao governador Ratinho Júnior, na Assembleia Legislativa. Para o deputado estadual Tadeu Veneri (PT),  a Sanepar deve mudar a política de remuneração dos acionistas, optando se quer distribuir água para a população ou somente distribuir dividendos para os sócios privados.

“A continuar esta lógica, no próximo ano, o aumento da tarifa será de 15% e na sequência chegará a 36%”, alertou o deputado. O deputado lembro que em 2011, o ex-governador Beto Richa aumentou de 25% para 50% os dividendos dos sócios privados da empresa, encarecendo cada vez mais a água que abastece os paranaenses. A partir de então as altas foram constantes.

Edição: Laís Melo