Paraná

Informação

Curitiba: Dia do bibliotecário é celebrado com debate sobre fake news e pós verdade

O evento acontece nesta sexta, 15, no pátio da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Curitiba |
Dia 12 de março comemora-se nacionalmente o Dia do Bibliotecário
Dia 12 de março comemora-se nacionalmente o Dia do Bibliotecário - Samira Chami Neves/Sucom

Mediar a leitura, a informação e a pesquisa são algumas das qualificações e funções do profissional bibliotecário. Muitas vezes, uma profissão  incompreendida. Por isso, no próximo dia 15 de março, no pátio da reitoria da UFPR, um evento com programação ao longo do dia será realizado aberto ao público. Segundo a bibliotecária da UFPR Cristiane Sinimbu Sanchez, uma das organizadoras do evento, “o bibliotecário é muito importante uma vez que são mediadores de informação e promotores do acesso ao conhecimento. Tem uma grande contribuição para a formação da consciência crítica, cidadã e política das pessoas.”

O evento acontece para comemorar o Dia do Bibliotecário, que é dia 12 de março, e trazer reflexões  importantes sobre conhecimento e informação.  Debates sobre fake news e pós verdade, biblioteca escolar e biblioativismo integram a programação. O Brasil de Fato Paraná fará a mediação da mesa "Fake news e Pós Verdade", às 15h, com a participação do Professor Dr. Ary Azevedo, da Faculdade de Comunicação da UFPR e do bibliotecário Cesar Galvão , do Campus de Jandaia do Sul, UFPR e mediação do jornalista Pedro Carrano.

Cristiane, que também é diretora administrativa do Conselho Regional de Biblioteconomia, lembra que o Conselho reforça a importância da sociedade participar exigindo bibliotecas nas escolas. “A sociedade precisa fiscalizar se existem bibliotecas escolares e a presença do profissional bibliotecário. Lembrando que a lei 12244/2010 prevê que até 2020 toda escola tenha uma biblioteca com um acervo de pelo menos um título por aluno e com a presença deste profissional."

O evento é promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região, com o apoio da Universidade Federal do Paraná, Sinditest, EBSCO e SophiA.

 

Confira a programação completa:

15H30 – ABERTURA DO EVENTO

15H45 – RODA DE CONVERSA: FAKE NEWS E PÓS-VERDADE – Prof. Dr. Ary Azevedo Jr. (UFPR) e Bibliotecário César Galvão (UFPR).

16H20 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM CARLOS DAITSCHMAN

17H00 – RODA DE CONVERSA: BIBLIOTECA ESCOLAR É PRECISO? O QUE PENSAM OS ESTUDANTES? – Camila Lanes, presidente da UJS; Izabela Marinho, presidente da União Paranaense dos Estudantes e Wellington Thiago, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas UPES

17H45 – RODA DE CONVERSA: BIBLIOATIVISMO – Bibliotecário Adriano Lopes (presidente do CRB9/ UTFPR) e a Bibliotecária Maria Lúcia Madruga (UEPG)

18H30 – SHOW DE ESTRELA LEMINSKI E TÉO RUIZ

 

 

Edição: Ana Carolina Caldas