Paraná

Brasil de Fato PR - Edição 106


Destaques:

Editorial
Sob o pretexto de retirarem “ideologias” da sala de aula, inviabilizam o pensamento crítico e decretam a ideologia de um pensamento único.

Entrevista
O antropólogo e ex-secretário nacional de segurança pública Luiz Eduardo Soares defende que, para combater a violência, deve-se partir para a legalização das drogas, alteração na estrutura da segurança pública e investimento para diminuir as desigualdades sociais.

Fala aí

A Câmara Municipal de Curitiba recusou, nesta semana, pedido de urgência para votação do projeto do desemprego, proposta do prefeito Rafael Greca que quer acabar com os cobradores nos ônibus da cidade. O que pode levar à demissão de 6 mil pessoas.  Cobradores de ônibus contam sua rotina e como a ameaça reverbera em suas vidas.

Pra onde vai seu dinheiro?

É possível consumir de forma solidária e consciente nesta época do ano. Os espaços de comercialização são variados e há uma diversidade de produtos. O consumo solidário é um dos princípios da economia solidária.

Arte para geral

2º Descentraliza Arte Geral, que acontece neste sábado (08), no Tatuquara, promove oficinas e apresentações de jazz, hip-hop dancing, grafite, desenho e percussão.

Opinião

Bolsonaro já afirmou que vai reformular a política de reforma agrária no Brasil, retirando seu “viés ideológico”. A UDR já foi investigada em suas regionais por incitar a violência no campo e por trabalhar com milícias privadas.

Justiça

A empresa suíça Syngenttrans nacionais agrícolas que atua no país, foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, no final de novembro, pelo assassinato do agricultor sem-terra Valmir Mota de Oliveira, conhecido como Keno, e pela tentativa de assassinato da agricultora Isabel Nascimento de Souza.

Futebol

Campeão e vice do Brasileirão, Palmeiras e Flamengo têm os maiores orçamentos do futebol brasileiro, acima de R$ 600 milhões por ano em 2018.