Paraná

Brasil de Fato PR - Edição 104

Editorial
Em pouco tempo, declarações e posturas de Bolsonaro e do grupo em torno dele mostram que trabalhadores, negros e negras, mulheres e o povo mais pobre não serão alvo de políticas sociais por parte de seu governo.

Opinião
Luiz Gama foi poeta e jornalista. Conseguiu libertar mais de 500 pessoas escravizadas, mas morreu antes da Lei Áurea.

Resgate
Entre as atividades da Consciência Negra, comemorada no dia 20 de novembro, Curitiba teve a lavação das escadarias da igreja do Rosário, “um apelo pelo respeito à diversidade religiosa, além de uma luta para restaurar a memória, a valorização e o pertencimento do povo negro e das religiosidades de matrizes africanas”, diz Melissa da Silva, do Centro Cultural Humaitá, uma das entidades organizadoras.

Retrocesso
Com o rompimento do acordo com Cuba, por desentendimentos com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, pelo menos 42 municípios no Paraná ficarão sem nenhum médico, já que só havia profissionais cubanos nessas cidades.

Depoimento
Em depoimento à juíza Gabriela Hardt, sobre as reformas num sítio na cidade de Atibaia (SP) que teria sido paga por construtoras, o ex-presidente Lula voltou a reafirmar sua inocência e se disse ofendido. “Não sei mais o que fazer a não ser esperar por Deus ou esperar que um dia este país tenha justiça, porque eu sou vítima do maior processo de mentira.

Entrevista
No 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Luiz Carlos dos Santos, dirigente da Sindicato do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), integrante da coordenação da Vigília Lula Livre e da Associação Conciência Negra de Maringá, reflete sobre os desafios do movimento negro no atual momento e frente a um governo de pautas e declarações antipopulares.

Violência
Desde o começo de 2018, dois sentimentos crescem nas relações entre indígenas e proprietários de terra na região Oeste do Paraná: a tensão e o medo estão presentes no processo de demarcação da Terra Indígena “Tekoha Guassú Guavirá”, que abrange território entre as cidades de Guaíra, Terra Roxa e Altônia.

Vestir como ato político
Responsável por figurinos de artistas como Letícia Sabatella e da cantora Elza Soares, a marca curitibana H-AL traz o conceito de “arte vestível”, com um trabalho de compor roupas baseado em eco design e na possibilidade de transmitir conteúdos através do corpo de quem veste.

Esporte
Relembre dez atletas negros brasileiros que quebraram barreiras.

Coluna
O programa Mais Médicos foi criado para tentar disponibilizar, principalmente nas periferias e nas cidades do interior, bons médicos. Mais de oito mil médicos/as cubanos vieram ao Brasil para suprir essa necessidade, pois médicos brasileiros se recusam a ir aos locais mais distantes dos grandes centros ou atendem mal à população carente.