Paraná

Educação

Coluna | Giro de Notícias PR

O jornalista Manoel Ramires aborda os principais temas econômicos e sociais do Paraná

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
A governadora Cida Borghetti (PP) quer implementar a hora-atividade home office para professores.
A governadora Cida Borghetti (PP) quer implementar a hora-atividade home office para professores. - Orlando Kissner/ANPr

Reggae sem partido

No Maranhão, capital nacional do reggae, o governador comunista Flávio Dino decretou: aqui, ninguém censura professor ou estudante. Em sala de aula, é livre o exercício do pensamento, conforme previsão do artigo 206 da Constituição Federal e da lei 9394/96. Com a decisão, os deputados não podem aprovar a censura ou perseguição nas escolas do estado.

Partido sem educação

Se você parar e pensar, o “Escola sem partido” nada mais é que uma ação partidária ligada aos políticos evangélicos. Tanto que quando o PRB, que tem ligações com a Igreja Universal, conseguiu licença do MEC para abrir a Faculdade Republicana Brasileira, o vereador Osias Moraes, coautor do projeto em Curitiba, elogiou a doutrinação universitária. Pra esse santo pode, né?

Bateu o sinal

Não vai ser ainda nessa semana que avança o “Escola com censura” na Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado Anibelli Neto (MDB) pediu vistas do projeto na comissão de educação. Agora, fica tudo para 19 de novembro. Na última reunião, o deputado Professor Lemos (PT) já havia “reprovado” projeto de lei, de autoria do deputado Ricardo Arruda (PSL).

Teacher home office

O que você faz da meia-noite às 6h? Os professores do Paraná podem ter que trabalhar. É que a governadora Cida Borghetti (PP) quer implementar a hora-atividade home office. Assim, os mestres poderão planejar aula, corrigir provas, lançar notas enquanto fazem as atividades de casa, “além de melhorar a qualidade de vida”, como diz a governadora. Mas isso já não acontece? Aham, só que não era “vendido” como inovação. 

Edição: Laís Melo