Paraná

Paralelos

O que há em comum entre as eleições de Hitler e Bolsonaro?

Debate na Vigília Lula Livre trouxe à tona semelhanças entre o cenário das eleições no Brasil e na Alemanha pré-nazismo

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Anderson Gimenes afirma que ambos os políticos se valeram das consequências de graves crises econômicas
Anderson Gimenes afirma que ambos os políticos se valeram das consequências de graves crises econômicas - Lia Bianchini

A eleição de Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil, é a repetição de uma história trágica que aconteceu na Alemanha da década de 1930, com a ascensão de Adolf Hitler ao poder. A comparação foi feita por Anderson Gimenes, militante do PT graduado em Economia, nesta quarta-feira (7), em roda de conversa realizada na Vigília Lula Livre, em Curitiba.  

Depois de fazer um panorama histórico, Gimenes explicou que a Alemanha pré-Hitler sentia os efeitos da crise econômica iniciada em 1929, no Estados Unidos, que acarretou na queda da produção industrial mundialmente. Esse cenário levou a uma explosão de desemprego no país, chegando a taxa de 44%.

“Houve um desemprego muito grande, um desespero por parte das pessoas, e a falta do Estado para ampará-las”, diz Gimenes, afirmando enxergar semelhanças entre a desilusão vivida pela população alemã daquela época e a que vive o povo brasileiro atualmente. “As pessoas estão muito desiludidas com o Estado, com a corrupção. Então, tanto o PT quanto a direita não deram uma solução democrática para o que a gente tem”, explica. 

O militante pondera, no entanto, que, se a crise alemã foi impulsionada por fatores externos, a brasileira foi fabricada principalmente por setores políticos do país, ao articularem o golpe de Estado iniciado em 2016.

Desde que Michel Temer assumiu a Presidência, em maio de 2016, a taxa de desemprego no Brasil nunca chegou a patamar menor do que aquele apresentado no início de seu governo. A marca era de 11,2% e, atualmente, está em 11,9%. O índice atual significa que 12,5 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. 

Para Gimenes, a projeção de futuro para o país com o governo Bolsonaro é de aumento do desemprego e da concentração de renda, além de uma diminuição real nos salários. O militante analisa que a principal diferença entre o presidente eleito e Hitler é o falso discurso nacionalista: Bolsonaro estaria comprometido com interesses norte-americanos, dispostos a retomar uma política de “neocolonialismo na América”.

“Para mim, o Bolsonaro não tem esse compromisso com o patriotismo. Eles [governo Bolsonaro] vão cortar mais os gastos, excluir mais os gastos sociais públicos, tirar o dinheiro para pagar bancos, título da dívida, para aumentar a concentração de renda no país. A tendência é a gente ter uma crise muito maior”, afirma.

O capitão reformado assumirá a Presidência da República em janeiro de 2019.
 


 

Edição: Daniel Giovanaz