Paraná

Eleições 2018

Eleição de Ratinho Jr. mantém grupo de Richa no governo

Com duas candidaturas, grupo que governa Paraná há décadas vence no primeiro turno

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Ratinho foi secretário de Richa e não houve polarização aqui no Paraná com a oposição.
Ratinho foi secretário de Richa e não houve polarização aqui no Paraná com a oposição. - Divulgação

O candidato Ratinho Júnior (PSD) venceu a eleição para o governo do Paraná, no primeiro turno, com 60% dos votos válidos. Cida Borghetti (PP) ficou em segundo lugar, com 15%. João Arruda e Dr.Rosinha ficaram com 13% e 8,6%, respectivamente. Destaque para votos brancos, nulos e abstenções que chegaram a 30% do total do eleitorado. 

Para Clodomiro Bannwart, professor de Ética e Filosofia Política da Universidade Estadual de Londrina, “a eleição de Ratinho Jr confirma as pesquisas e, do meu ponto de vista, confirma também a manutenção de um grupo no governo, o grupo de Beto Richa. Ele explica que Ratinho foi secretário de Richa e não houve polarização aqui no Paraná com a oposição. “Esse grupo teve duas perspectivas (Ratinho e Cida) e sai vitorioso. Mesmo que tenhamos uma derrota da pessoa do Beto Richa ao Senado, o grupo dele sai vitorioso”, disse em entrevista à Folha de Londrina. 

Novo governador 

Ratinho Jr. estreou na política com 21 anos, como deputado estadual. Em 2006, concorreu a deputado federal e conquistou uma vaga na Câmara Federal. Foi reeleito em 2010. Dois anos depois tentou ser prefeito de Curitiba. Após a derrota, foi secretário estadual de Desenvolvimento Urbano no primeiro governo do tucano Beto Richa. Em 2014, elegeu-se deputado estadual e assumiu novamente a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Richa. 

Edição: Frédi Vasconcelos