Paraná

Mobilização

Atos contra Bolsonaro estão confirmados em mais de 10 cidades do Paraná

Mobilizações estão marcadas em seis regiões do estado; em Curitiba, mais de 10 mil pessoas confirmaram presença.

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Em Curitiba, ato está marcado às 16h, na Boca Maldita
Em Curitiba, ato está marcado às 16h, na Boca Maldita - Leandro Taques

A mobilização que começou nas redes sociais e que em pouco tempo mobilizou mais 3,5 milhões de pessoas sai agora da internet e vai às ruas. Neste dia 29 de setembro, mulheres de mais de 30 cidades de todo o país sairão às ruas para protestar contra o fascismo e o discurso de ódio estimulado pela candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da república. Protestos contrários ao candidato da extrema-direita também foram marcados em outros 14 países.

No Paraná, ao menos 14 cidades confirmaram mobilizações da campanha #EleNão e contra o fascismo. Em Curitiba, mais de 10 mil pessoas confirmaram presença outras 18 mil demonstraram interesse no ato Mulheres Unidas contra o Bolsonaro. Outros grupos que também são vítimas do discurso de ódio do Bolsonaro devem se juntar ao protesto. Na capital paranaense, o ato começará às 16h, na Boca Maldita, no fim do calçadão da Rua XV de Novembro, no centro da cidade.  

Mobilizações também estão marcadas em ao menos outras cinco regiões do estado.

Confira os atos previstos no Paraná neste sábado (29):

Oeste

Na Região Oeste do Paraná, atos estão marcados nas cidades de Cascável, Toledo e Foz do Iguaçu. Em Cascavel a concentração organizada por mulheres e pelo movimento LGBTI deve iniciar às 9h, em frente à Catedral. Em Foz do Iguaçu, a manifestação está marcada às 10h, no Zoológico Bosque Guarani.  Em Toledo, mais de 700 pessoas confirmaram presença no ato ‘Só voto em quem me respeita’, que inicia às 16h30, no Largo Municipal.

Sudoeste

No Sudoeste paranaense, em Francisco Beltrão, uma caminhada deve começar às nove e meia da manhã, na Praça Central. Um ato também está marcado na cidade de Realeza, às 9h. 

Centro-Sul

Em Guarapuava são esperadas duas mil pessoas para a concentração marcada na Praça 9 de dezembro, no centro da cidade, a partir das 13h. Em Laranjeiras do Sul, o ato contra o fascismo começa às 9h30, na Praça Nogueira do Amaral.  Também está marcada uma mobilização em Quedas do Iguaçu, às 9h30, na Praça São Pedro. 

Norte

No Norte paranaense, atos estão marcados em Londrina, Maringá e Ivaiporã. Em Londrina, quase 2 mil pessoas confirmaram presença no evento do Facebook. A mobilização está prevista para as 10h, no Calçadão da cidade. Em Maringá, são quase 3,5 mil pessoas confirmadas para o ato que começa às 14h, na Praça Deputado Renato Celidonio.  Ivaiporã também tem atividade marcada às 10h, na Praça Teodoro da Rocha.    

Centro-Oriental 

Nos Campos Gerais, em Ponta Grossa, o ato deve começar às 15h, ao lado do Terminal Central. Já em Imbaú, a Concentração inicia às 16h, em frente ao Mercado Primavera, na Rodovia do Papel, seguindo em direção à Rodoviária.


 

Edição: Franciele Petry Schramm