Paraná

Em Curitiba

Exibição de filme questiona se cidades foram feitas para mulheres

Com debate depois, filme “Chega de Fiu Fiu” vai ser apresentado nesta quinta-feira (13), às 19h30, Na UFPR

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Filme revela o dia a dia de três mulheres que mostram como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano
Filme revela o dia a dia de três mulheres que mostram como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano - Divulgação

Nesta quinta-feira (13), a partir das 19h30, o Instituto Aurora vai exibir o filme “Chega de Fiu Fiu”, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da Universidade.

O longa-metragem é um projeto que faz parte da campanha “Chega de Fiu Fiu”, criada em 2013 pelo coletivo Think Olga, contra o assédio sexual. Das diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão, ele foi fruto do apoio popular que a campanha recebeu e revela o dia a dia de três mulheres que mostram como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. 

Depois da sessão haverá uma roda de conversa sobre assédio em locais públicos e a cidade como lugar de pertencimento à mulher. Participarão como convidadas Taysa Schiocchet – professora adjunta da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, doutora em Direito e coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da Universidade – e Silvana de Oliveira Niemczewski, advogada e presidente da comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paraná.

Para Michele Bravos, diretora-executiva do Instituto Aurora, refletir e dialogar sobre o assédio em espaços públicos é importante para desnaturalizar uma prática com a qual as mulheres convivem diariamente. “O filme conversa tanto com quem sofre ou já sofreu assédio quanto com quem está do outro lado, praticando o assédio. Mudar um comportamento enraizado na sociedade exige percorrer um caminho de sensibilização e mudança de pensamento. O filme ‘Chega de Fiu Fiu’ é uma forma de apresentar para aqueles que estão entre os assediadores o quanto essa postura incomoda e faz com que mulheres se sintam desrespeitadas e até com medo de ocupar um espaço que é delas também - a cidade. Em paralelo a isso, lembra as mulheres o quanto nós não devemos ser coniventes com essas atitudes e nos posicionarmos”, diz.

Serviço

O que: Exibição pública do filme “Chega de Fiu Fiu”

Onde: No Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, na sala 200.

Quando: 13 de setembro. A exibição do filme inicia às 19h30 e, na sequência, até às 22h30, haverá uma roda de conversa com convidadas sobre assédio em locais públicos e a cidade como lugar de pertencimento à mulher.

Edição: Laís Melo