Paraná

Educação

Estudantes de Curitiba realizam ato contra os cortes da Capes

Ato acontece nesta segunda-feira, às 18h30, na Praça Santos Andrade

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Movimentos alertam que aparente recuo pode ser uma estratégia para desmobilização.
Movimentos alertam que aparente recuo pode ser uma estratégia para desmobilização. - Renata Peterlini

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), agência de fomento federal, anunciou recentemente que os cortes no orçamento do órgão levarão à interrupção do pagamento de bolsas a partir do segundo semestre de 2019.

A partir disso, na semana passada, o Conselho Superior da Capes enviou ao ministro da Educação, um ofício alertando para as graves conseqüências caso houvesse redução de 11% em relação ao valor de 2018, que já é inferior a outros anos. O corte representaria 580 milhões de reais, isso levaria à suspensão dos pagamentos de mais de 93 mil bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019. 

Apesar de na sexta-feira (03), após reunião dos ministros da Educação e do Planejamento, o Ministério da Educação ter  divulgado uma nota dizendo que não haverá suspensão do pagamento das Bolsas da Capes, movimentos alertam que esse aparente recuo pode ser uma estratégia para desmobilização. Temer deve avaliar o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias até o dia 14 de agosto.

Movimentação

Em protesto e pressão, o coletivo CWB Resiste convocou pelas redes sociais um ato para esta segunda-feira (06), que será realizada na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. Mais de mil e setecentas pessoas confirmaram presença e quase cinco mil pessoas mostraram interesse no ato. Os organizadores apontam a redução orçamentária como um ataque à educação pública, e também à ciência e a tecnologia, reflexos da Emende Constitucional 55, a antiga PEC 241, que estabelece o congelamento de gastos públicos pelos próximos 20 anos.

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, em pronunciamento, também fez um apelo para que a comunidade universitária e a sociedade se mobilizem para defender a pós-graduação e a universidade brasileira.

Serviço
Ato Contra os Cortes da Capes! Em defesa das Bolsas da Pós!
Quando: Segunda-feira (06), às 18h30
Onde: Praça Santos Andrade, Centro, Curitiba


 

Edição: Laís Melo