Paraná

LAVA JATO

Blogueiro vai à PF para reaver equipamentos apreendidos por ordem de Moro

Eduardo Guimarães participa também do “Bom dia presidente Lula” nas imediações da Polícia Federal, em Curitiba

Curitiba (PR) |
Guimarães teve seus equipamentos confiscados, em maio de 2017, pela Polícia Federal por ordem do juiz Sérgio Moro
Guimarães teve seus equipamentos confiscados, em maio de 2017, pela Polícia Federal por ordem do juiz Sérgio Moro - Arquivo pessoal

Hoje (10) a Vigília Lula Livre recebe o blogueiro Eduardo Guimarães para o "bom dia ao ex-presidente Lula". Guimarães teve seus equipamentos confiscados, em maio de 2017, pela Polícia Federal por ordem do juiz Sérgio Moro, e nessa mesma manhã o blogueiro deve reaver os equipamentos confiscados pela Operação Lava Jato.

A alegação para a apreensão de seu equipamento foi que, ao passar informações sobre a Lava Jato, especialmente a informação de que Lula também seria alvo de condução coercitiva, o jornalista estaria veiculando informações sigilosas.
Guimarães foi conduzido coercitivamente para inquérito policial e apreensão de seus equipamentos. O fato causou polêmica, pois tanto a Polícia Federal quanto o Ministério Público não consideraram que a condução coercitiva e apreensão do equipamento do blogueiro configurariam ataque contra o direito ao sigilo de fonte. Isso porque considerou-se que Guimarães não era jornalista por formação acadêmica.
Entretanto, entidades de classe como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo declararam na época que o caso feria não só o direito de sigilo de fonte, como também atacava a liberdade de imprensa e de expressão, ambas garantidas pela Constituição Federal. 

Saiba mais.

Edição: Redação PR