Descaso

Servidores da Cohab entram em greve por atraso de salário em Curitiba

A greve é por tempo indeterminado, até que os vencimentos sejam quitados

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
A decisão da greve foi tomada em assembleia geral dos funcionários, na última sexta-feira (8).
A decisão da greve foi tomada em assembleia geral dos funcionários, na última sexta-feira (8). - Divulgação/Senge-PR

Servidores da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) entraram em greve a partir das 8h desta segunda-feira (11), para cobrar o pagamento de salários atrasados. Desde junho de 2017, o pagamento ocorreu em dia apenas em dois meses. A média de atraso tem sido de 10 dias. No caso dos vencimentos referentes a maio, não foram pagos até agora.

Continua após publicidade

A decisão da greve foi tomada em assembleia geral dos funcionários, na última sexta-feira (8). Os trabalhadores pretendem seguir paralisação até que os salários sejam pagos. A mobilização é resultado da ação conjunta de quatro sindicatos: Sindicato dos Engenheiros (Senge-PR), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas (Sindarq-PR), Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização (Sindiurbano) e Sindicato dos Assistentes Sociais (Sindasp).

Edilene Pires da Silva Andreiu, Engenheira Civil da Cohab e diretora do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), diz que os atrasos refletem a postura da prefeitura com a política de habitação popular. “É um desrespeito com os trabalhadores, e também com a população, por refletir a precarização de uma área primordial para a promoção do direito à moradia para a população”. Atualmente, há 51 mil pessoas inscritas na fila da Cohab, pelo acesso à casa própria. 

Na avaliação dos sindicatos que representam os funcionários, a prefeitura se exime da responsabilidade com os salários, mesmo sendo detentora de 99% das ações da Companhia. Segundo assessoria da Prefeitura Municipal de Curitiba, "por um problema operacional, o pagamento do salário dos funcionários da Cohab será efetivado no começo desta semana. Os outros benefícios, como o vale-refeição e plano de saúde, estão em dia". No entanto, o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, no cláusula 5, indica o quinto dia útil de cada mês como prazo para o pagamento do salário.

A Companhia é responsável pela construção de cerca de 700 empreendimentos habitacionais populares, em 40 dos 75 bairros de Curitiba. No total, ao longo de 53 anos de criação do órgão, 139 mil habitações foram construídas.

Edição: Laís Melo