Rio de Janeiro

Campeonato Brasileiro

Vai começar o Brasileirão 2018

A competição mais importante do Brasil começa neste final de semana. O que esperar dos clubes do Rio de Janeiro?

Brasil de Fato | Rio de Janeiro |

Ouça o áudio:

Troféu do Campeonato Brasileiro
Troféu do Campeonato Brasileiro - Lucas Figueiredo / CBF

O Campeonato Brasileiro de 2018 finalmente vai começar. Para quem não aguentava mais os campeonatos estaduais (ou está com dor de cotovelo por ver o time rival ao seu levantando as taças de campeão), a competição mais importante do Brasil começa no próximo final de semana com tudo o que o nosso futebol tem de melhor. E é aí que entra a grande dúvida: o que esperar dos clubes do Rio de Janeiro? Dá pra acreditar? Ou será que teremos dor e ranger de dentes novamente?

O Botafogo, apesar do elenco limitado, se mostrou guerreiro e a tendência é que ele não dê muitos sustos na sua torcida. Além disso, o Glorioso mostrou que está em boa fase depois de vencer o Audax Italiano de virada pela Copa Sul-Americana. Alberto Valentim sabe o que está fazendo e vem provando que esse time pode ir mais longe do que eu e você esperamos. O elenco enxuto e as poucas opções no banco de reservas podem ser os grandes obstáculos do Botafogo no Brasileirão 2018. Mais até do que as partidas contra equipes tidas como mais fortes.

O Fluminense também é outro que pode surpreender apesar dos problemas financeiros. A vitória sobre o Nacional Potosí pela Copa Sul-Americana só saiu porque o time colocou a bola no chão, jogou com calma e não abriu mão do seu estilo de jogo. Destaque para a entrada do garoto Pablo Dyego que mudou a cara do jogo no segundo tempo. Por outro lado, ficou a certeza de que o Tricolor das Laranjeiras precisa de jogadores mais cascudos para encarar o restante dessa temporada. Mas tem dado gosto ver os comandados de Abel Braga jogando um futebol ofensivo e apostando num esquema com três zagueiros. Ainda mais nesse marasmo do período pré-Copa do Mundo.

O Vasco, mesmo com todos os problemas financeiros, deve seguir a mesma linha do Botafogo. Só que Zé Ricardo tem mais opções no banco de reservas do que Alberto Valentim. Breno, Rildo, Kelvin e outros jogadores devem ter condições de jogo em breve, fato que deixa o treinador cruzmaltino com possibilidade de montar um time mais forte para a maratona do Brasileirão. E isso sem falar que o clube ainda tem a Libertadores da América e a Copa do Brasil pela frente. Um ano cheio, mas que pode render bons frutos para o Trem Bala da Colina.

E o Flamengo? O que falar do Flamengo? O “Mais Querido do Brasil” tem o melhor elenco, está sem problemas no caixa, mas ninguém sabe o que vai sair de lá. Será que esse elenco finalmente vai passar da fase do cheiro e passar para a fase do paladar? Será que esse elenco finalmente vai dar liga e saborear os títulos? E será mesmo que Mauricio Barbieri é o nome certo para comandar o Mengão? Só saberemos quando a bola rolar de norte a sul do país. Jayme de Almeida, Mozer e outros demitidos soltaram o verbo acusando a diretoria do Flamengo de incompetência. Se formos analisar apenas o elenco, o Fla deve ser colocado como um dos que vai brigar na parte de cima da tabela. No entanto, diante disso tudo, ninguém sabe aonde esse time vai parar.

Certo é que ninguém aguenta mais ver nossos clubes fazendo figuração no Campeonato Brasileiro. É preciso fazer algo a mais do que simplesmente ser o “maior do Rio” e pensar em voos mais altos no cenário nacional.

Grande abraço e até a próxima!

Edição: -