Paraná

Machismo

Professor exibe slide sobre “como reconhecer piriguete” e constrange alunas

Caso aconteceu no Dia Internacional da Mulher, na Universidade Positivo, em Curitiba

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
lunas relatam que imagem já foi exibida outras vezes pelo professor. Universidade afirma que caso já foi resolvido internamente
lunas relatam que imagem já foi exibida outras vezes pelo professor. Universidade afirma que caso já foi resolvido internamente - Divulgação nas redes sociais

No dia internacional da mulher, 8 de março, um professor da Universidade Positivo, de Curitiba, usou um slide de “como reconhecer uma periguete” durante aula para o terceiro ano do curso de psicologia. O desenho retrata uma mulher com apontamentos como “botar silicone nos seios”, “usar muitos shortinhos e tops e andar empinando os peitos e o bumbum”, “ficar com o cara e não dar o telefone” e “descolorir os pelos do corpo”. A imagem foi mostrada como exemplo de “transtorno de personalidade histriônica”, que tem como característica a necessidade constante do sujeito chamar atenção.

O caso veio à tona com uma postagem nas redes sociais da estudante Ana Paula da Silva, denunciando conteúdo machista. Ana é aluna do segundo ano do curso e não estava presente no momento. Ela conta que os alunos do terceiro ano não reclamaram com a instituição porque preferiram não se expor e estavam desacreditados que o problema seria resolvido, já que se trata de um professor antigo e renomado. “Eu fiz a postagem porque se os alunos não conseguem conversar com a coordenação ou com o professor, que não muda de atitude. Talvez fazendo uma explosão de informação a universidade perceba melhor o que aconteceu”, afirma a estudante. Ela também informa que não foi a primeira vez que o professor utilizou o slide em sala de aula.

A reportagem entrou em contato com uma estudante que estava presente na aula e preferiu não ser identificada. Ela confirmou que o slide foi mostrado aos alunos e gerou constrangimento. A aluna conta que outros colegas já reclamaram do professor por casos semelhantes, envolvendo comentários machistas.

A Universidade Positivo informou, por meio da assessoria de imprensa, que não justifica o uso do slide pelo professor, mas que o contexto era de exemplificar um tipo de transtorno psicológico. Também informou que já foram tomadas as devidas providências junto ao docente e aos estudantes, sem informar quais foram essas medidas.

Edição: Júlia Rhoden