Paraná

Dia da Mulher

Jornalista do Brasil de Fato Paraná recebe homenagem na Câmara de Curitiba

Ednubia Ghisi será uma das 32 mulheres homenageadas pelo dia 8 de março

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Ednubia Ghisi é uma das mulheres que constrói o jornal Brasil de Fato
Ednubia Ghisi é uma das mulheres que constrói o jornal Brasil de Fato - Joka Madruga

Como parte das celebrações do Dia Internacional das Mulheres, a Câmara Municipal de Curitiba irá realizar nesta quinta-feira (8), às 20h, uma sessão solene onde serão homenageadas 32 mulheres de várias áreas de atuação na capital paranaense. Os nomes foram sugeridos pelas oito  vereadoras da cidade, que puderam indicar até quatro pessoas cada. 

Uma das homenageadas deste ano será a jornalista Ednubia Ghisi, editora do Brasil de Fato Paraná. Ela foi escolhida pela vereadora Professora Josete (PT) em virtude de seu trabalho na comunicação popular e pela atuação do veículo na divulgação das pautas dos movimentos sociais e de interesse da classe trabalhadora.  

Para Ednubia Ghisi, a homenagem é um reconhecimento a todas as mulheres que atuam na comunicação popular e no jornalismo alternativo. “Essas comunicadoras e jornalistas têm papel estratégico neste momento de golpe e de manipulação da informação no país. É uma homenagem que eu recebo em nome de todas essas companheiras”, destaca. 

A jornalista lembra que a produção nacional do Brasil de Fato é feita em sua maioria por mulheres. Elas estão na reportagem, edição, diagramação e fotografia. “Receber esse prêmio tem esse significado simbólico por isso também”, acrescenta.

Além de Ednubia, o mandato da vereadora do PT irá homenagear a cantora e compositora Janine Mathias; a professora aposentada da Rede Municipal de Ensino Miriam Bialli; e Sara Gorsdorf, uma das fundadoras da Organização Terra de Direitos e articuladora do primeiro Tribunal Internacional dos Crimes do Latifúndio no Paraná.    
 

Edição: Franciele Petry Schramm