Paraná

Retrocessos

Editorial | Rápido balanço de um ano que não acaba

2017 termina do jeito que começou: com os trabalhadores se defendendo contra a retirada de direitos

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Brasil de Fato Paraná acredita na capacidade criativa do povo brasileiro, na luta por seus direitos
Brasil de Fato Paraná acredita na capacidade criativa do povo brasileiro, na luta por seus direitos - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

2017 termina do jeito que começou: com os trabalhadores se defendendo contra a retirada de direitos por parte do governo Temer (PMDB). Entre os dias 5 e 14 de dezembro, nove pessoas de movimentos sociais fizeram greve de fome contra o desmonte da aposentadoria. Essa e outras manifestações da sociedade garantiram que a votação ficasse para fevereiro de 2018.

Antes, maio e setembro foram os meses de depoimento do ex-presidente Lula (PT) ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Mas, até agora não foram apresentadas provas que vinculem Lula à corrupção. Mesmo assim, o ex-presidente recebeu verdadeiros ataques da mídia comercial, em um conflito que deve seguir até o julgamento, marcado para o dia 24 de janeiro de 2018. E deve aumentar até as eleições de 2018. 

No Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) surfou na onda na propaganda de que realizou o “ajuste” fiscal, esquecendo da repressão do dia 29 de abril de 2015. O tucano retirou investimentos do serviço público (caso da Sanepar e das universidades estaduais) e arrochou os professores.

Apesar das dificuldades, o Brasil de Fato Paraná acredita na capacidade criativa do povo brasileiro, na luta por seus direitos.

Boas festas! Seguimos com fraternidade e esperança! 
 

Edição: Pedro Carrano