Soberania

Petroleiros realizam atos "contra maior privatização de campos de petróleo desde FHC"

Na última sexta-feira (28), empresa anunciou a concessão de 7 conjuntos de campos de petróleo em águas rasas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Petroleiros se mobilizam nos aeroportos do norte fluminense, contra privatização em bacias de petróleo
Petroleiros se mobilizam nos aeroportos do norte fluminense, contra privatização em bacias de petróleo - Tezeu Bezerra

Contra o processo de privatização da Petrobras, petroleiros realizaram mais uma manifestação, nesta terça-feira (1), em quatro aeroportos que são exclusivos para embarque e desembarque nas plataformas da Petrobras. São eles, os aeroportos de Campos, Macaé, Cabo Frio e Farol de São Tomé, no norte fluminense.

Continua após publicidade

"Estamos com diretores e sindicalizados em quatro aeroportos, no embarque e desembarque, na região do norte fluminense. Estamos promovendo atrasos nos voos contra a medida e conversando com os trabalhadores, fazendo rodas de conversa com as pessoas, que são trabalhadores da Petrobras e terceirizados", explicou Tezeu Bezerra, coordenador geral do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Norte Fluminense  (Sindipetro - NF), e filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Continua após publicidade

A mobilização acontece após o anúncio do presidente da Petrobras, Pedro Parente, na última sexta-feira (28), da concessão de sete conjuntos de campos de petróleo em águas rasas, localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, a empresa anunciou 30 concessões. 

Continua após publicidade

Em nota, a FUP, pontuou a indignação dos petroleiros frente às privatizações."É o maior ataque às áreas de produção de petróleo em águas rasas, desde a era privatizante de FHC [Fernando Henrique Cardoso] nos anos 90. Na Bacia de Campos, por exemplo, estão na lista de venda três grandes polos produtores: Pargo (Carapeba, Vermelho e Pargo), Enchova (Bicudo, Bonito, Marimbá, Piraúna, Enchova e Enchova Oeste) e Pampo (Badejo, Linguado, Trilha e Pampo). Outro campo de destaque que será colocado à venda é Merluza, na Bacia de Santos", expõe o documento.

Continua após publicidade

No domingo (31), os petroleiros da FUP e Sindpetro também promoveram um trancaço na bacia mais importante do Brasil, a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro (RJ).

Desmonte

Para Bezerra as privatizações fazem "parte do golpe" e do "desmonte generalizado" promovido pelo presidente golpista Michel Temer (PMDB) na empresa."Hoje a Petrobras não tem mais a garantia de participação de 30% mínima em todos os campos do pré-sal e a cooperação única do pré-sal, que garantia minimamente a soberania nacional", afirmou ele, enfatizando a necessidade do processo de luta contínuo da categoria.

Edição: Simone Freire