Paraná

Esporte

Brasileiras do handebol dão goleadas na primeira fase do Pan-Americano

Com vitória nos quatro jogos, seleção garantiu vaga para semifinal

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Na estréia contra os Estados Unidos, brasileiras venceram por 42 a 10. Apenas nos três primeiros jogos, elas fizeram 117 gols e sofreram 37
Na estréia contra os Estados Unidos, brasileiras venceram por 42 a 10. Apenas nos três primeiros jogos, elas fizeram 117 gols e sofreram 37 - Santiago Russo/Confederacion Argentina de Handball

A seleção brasileira tem se destacado no Pan-Americano feminino de handebol, que está sendo realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 18 e 25. As atletas tem se empenhado para garantir a quarta vitória consecutiva no Campeonato, que este ano é realizado no Estádio Mundialista de Villa Ballester.

Na primeira fase da disputa, as brasileiras fizeram 157 gols e sofreram apenas 52. Os resultados garantiram a vaga na semifinal – antes mesmo de encerrarem os jogos da fase. Com 8 pontos, o país é o primeiro colocado do Grupo A, seguido de Paraguai e Porto Rico, que acumulam 6 e 4 pontos, respectivamente.

As argentinas, donas da casa, também tem se destacado no campeonato, e ficam apenas atrás do Brasil no saldo de gols. Nos quase jogos da fase, o time argentino fez 141 gols e sofreu 59,  e disputa a semifinal, pelo Grupo B.

Resultados

Já na estréia do Pan-Americano, no dia 18, as atletas brasileiras não facilitaram para as adversárias dos Estados Unidos, e fecharam o jogo com o placar de 42 a 10. Em seguida, na segunda-feira, a seleção fez 46 gols contra 12 da Colômbia. Na terça, as brasileiras também derrotaram o Paraguai por 29 a 15. Porto Rico, que estava atrás do Brasil na tabela, perdeu por 15 a 40 da seleção.

No sábado, a seleção joga a semifinal contra o Uruguai, segundo colocado do Grupo B. Caso vença a partida, disputará a final do domingo (25).

As semifinais serão disputadas pelas duas melhores seleções de cada lado. As três primeiras colocadas no Pan também garantem vaga no Mundial de Handebol Feminino, que vai ser realizado entre 1 e 17 de dezembro, na Alemanha.

O Brasil é o país com maior número de vitórias no Pan-Americano, realizado a cada dois anos – em 13 edições, nove medalhas de ouro foram brasileiras.

 

Edição: Franciele Petry Schramm