Mobilização

Centrais marcam greve geral para dia 30; "governo colapsou", diz presidente da CTB

Trabalhadores vão paralisar em defesa das "Diretas Já" e contra as reformas trabalhista e Previdenciária

Brasil de Fato | SP |

Ouça o áudio:

Sindicalistas divulgam calendário de lutas e Greve Geral para o dia 30
Sindicalistas divulgam calendário de lutas e Greve Geral para o dia 30 - Midia Ninja

As centrais sindicais se reuniram na manhã desta segunda-feira (05) e convocaram todas as suas bases para uma nova greve geral, que será realizada no dia 30 de junho. A data ainda deverá ser referendada pelas categorias. Entre os organizadores estão a Central Única de Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Força Sindical, a CSP-Conlutas e outras associações sindicais.

Diante do agravamento da crise no governo, após a divulgação das denúncias contra o presidente golpista, Michel Temer (PMDB), a expectativa é de que essa paralisação supere a greve geral do dia 28 de abril, como comenta o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, em conversa com o Brasil de Fato. Ele ressalta ainda que "o governo Temer é um colapso total, chegou ao fundo do poço e parece que não consegue mais levantar da sepultura".

Os objetivos da greve é a luta contra as reformas trabalhista e previdenciária. A nova bandeira estabelecida é a defesa das "Diretas Já" e o "#ForaTemer": "A cada delação o Brasil vai aprofundando o seu grave quadro de instabilidade, é recorrente a necessidade de ganhar as ruas!", completa Araújo.

Além da data da greve geral, as entidades divulgaram um calendário de lutas que envolve a convocação de plenárias, assembleias e reuniões por todo o Brasil; a produção de um jornal unificado; o esquenta  para a greve geral, com atos e panfletagens das centrais sindicais; e a paralisação em si, prevista para 30 de junho

A nota na íntegra você confere a seguir:

As Centrais Sindicais convocam a classe trabalhadora para um calendário de luta e nova GREVE GERAL dia 30 de junho.

As centrais sindicais, (CUT, UGT, Força Sindical, CTB, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical, CSB e A Pública- Central do Servidor), convocam todas as suas bases para o calendário de luta e indicam uma nova GREVE GERAL dia 30 de junho.

As centrais sindicais irão colocar força total na mobilização da greve em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, contra as reformas trabalhista e previdenciária, contra a terceirização indiscriminada e pelo #ForaTemer.

Dentro do calendário de luta, as centrais também convocam para o dia 20 de junho – O Esquenta Greve Geral, um dia de mobilização nacional pela convocação da greve geral.

Ficou definido também a produção de jornal unificado para a ampla mobilização da sociedade. E ficou agendada nova reunião para organização da greve geral para o dia 07 de junho de 2017, às 10h na sede do Dieese.

Agenda

- De 6 a 23 de junho: Convocação de plenárias, assembleias e reuniões, em todo o Brasil, para a construção da Greve Geral.

- Dia 20 de junho: Esquenta greve geral com atos e panfletagens das centrais sindicais;

- 30 de junho: Greve Geral.

Edição: Vanessa Martina Silva