Esporte

Festival DoLadoDeCá une futebol de várzea ao combate ao genocídio negro na periferia

Evento encerra esse sábado (3) com partidas entre as principais equipes das periferias de São Paulo

Brasil de Fato / São Paulo |
Festival DoLadoDeCá une futebol de várzea da perferia de São Paulo
Festival DoLadoDeCá une futebol de várzea da perferia de São Paulo - Reprodução Facebook

Se encerra neste sábado (3), com jogos no campo Vila Isabel, em Osasco, região metropolitana de São Paulo, o Festival do DoLadoDeCá. Além de reunir 20 equipes importantes da periferia de São Paulo e abrir espaço para o futebol feminino e times veteranos, a terceira edição do evento também se destacou pela realização da campanha “Contra a Morte de Jovens Negros na Periferia”.

O festival é organizado pela Rede DoLadoDeCá, especializada em pesquisas de mercado e ativação de marcas junto às classes populares por meio do Negócio Social e tem o objetivo de consolidar o futebol de várzea como um dos pilares da cultura periférica.

Segundo Carlos Canu, diretor da Rede DoLadoDeCá, o festival deste ano mostrou a força do futebol de várzea na promoção de ações sociais e culturais dentro da periferia. "A juventude negra e periférica faz parte da história de criação da várzea, por isso chegou a hora das equipes se unirem ainda mais dentro e fora de campo, para combater o genocídio. E isso justifica a criação desta campanha, pois reconhecemos o valor da militância social e cultural que cada equipe desenvolve em suas comunidades", enfatiza.

Canu lembra também que a escolha do mês de novembro para a realização do evento é proposital. "Realizamos o festival neste mês desde a primeira edição, porque é o mês da Consciência Negra e a várzea é negra. É uma maneira de a gente estar contribuindo com a luta", diz.

Com a participação de cerca de 15 mil pessoas, a terceira edição do evento conta com outros atrativos além do futebol. “Nós buscamos agregar ao evento novos significados, como o empreendedorismo social, geração de renda  e oportunidades de negócio para todas as pessoas envolvidas, pois desta forma, podemos deixar um legado positivo, por onde vamos passar com as partidas do Festival”, afirma o diretor da Rede DoLadoDeCá, que lembra "teve o exemplo de uma rodada que foi muito bacana e tinha uma tiazinha que vendia lá seus lanches e refrigerantes e no dia do festival ela ficou ao redor do campo. No final do dia ela falou para mim: 'Foi muito bacana! Vendi tudo minhas coisas, me ajudou muito! Quando vai acontecer de novo?'".

O Festival DoLadoDeCá foi criado em 2014 pela jornalista Tatiana Ivanovici. A essência do evento surge da admiração da jornalista pelo esporte e pela transformação social promovida pelas equipes em suas comunidades. A partir destas referências, o evento se tornou uma importante ferramenta para reunir anualmente as principais equipes e destacar o esporte como um dos principais pilares da cultura periférica.

Edição: José Eduardo Bernardes

 

Edição: ---