Paraná

Editorial

Novo passo na luta contra o golpe

Unidade de todos os movimentos populares e forças da sociedade são urgentes para barrar a agenda e retrocessos

Paraná |
Dia nacional de paralisação e mobilização por nenhum direito a menos, nesta quinta-feira (22), é um “esquenta” para a construção de uma greve geral
Dia nacional de paralisação e mobilização por nenhum direito a menos, nesta quinta-feira (22), é um “esquenta” para a construção de uma greve geral - Mídia Ninja

O dia nacional de paralisação e mobilização por nenhum direito a menos, no 22 de setembro, é um “esquenta” para a construção de uma greve geral. Sabemos que só a luta dos trabalhadores pode mudar o cenário de golpe parlamentar, no qual o governo de Michel Temer (PMDB) encaminha cortes de direitos. 

As Frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo têm se consolidado como espaços importantes das organizações populares que convocam a paralisação e lutam contra o golpe desde o fim de 2014. Além disso, novos grupos com as caras da juventude surgem e se somam à luta. 

O desafio agora é ampliar as mobilizações contra o governo ilegítimo, retomar o debate em associações de moradores, igrejas de base, sindicatos, grêmios estudantis e locais de trabalho para explicar quais direitos que estão em jogo neste momento. Um fato importante é que novos grupos se somam às lutas: atrizes, jovens, universitários e personalidades. A luta contra o golpe ganha espaço e Temer não conta com apoio popular. 

A burguesia hoje controla o Poder Legislativo, Judiciário, a mídia de rádios e TVs e, agora, o  Executivo. No plano político, seu objetivo passa a ser: a) impedir uma eventual candidatura de Lula à presidência em 2018 b) silenciar o avanço dos movimentos contra o golpe c) alinhar o Brasil com uma política de cortes de direitos trabalhistas e sociais d) alinhar o país com a política dos Estados Unidos, e não mais com os países do sul. 

A unidade de todos os movimentos populares e forças da sociedade são urgentes para barrar essa perigosa agenda de retrocessos. 

Edição: ---