Paraná

Democracia

Circo Zanchettini será palco de evento gratuito

O 'Circo da Democracia' será montado de 5 a 15 de agosto.

De Curitiba |
Corpo de Bombeiros autorizou a instalação do circo na Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba.
Corpo de Bombeiros autorizou a instalação do circo na Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba. - Abridor de Lata

Entidades e movimentos sociais estão nos últimos preparativos do 'Circo da Democracia', previsto para ocorrer de 5 a 15 de agosto. O principal objetivo é aproximar e mobilizar a sociedade em defesa da democracia brasileira e contra o governo interino de Michel Temer.

O Corpo de Bombeiros autorizou a instalação do circo na Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba, local que servirá de abrigo para os 10 dias de atividades. A lona será da família circense Zanchettini, que está na estrada há mais de 80 anos e coloca a quinta geração no palco e na organização dos espetáculos.

Apresentações gratuitas

Os artistas do Zanchettini estão entre as atrações confirmadas, junto com nomes locais e nacionais da música e do teatro. Todos os artistas  abriram mão da cobrança do cachê, por isso as apresentações serão gratuitas e abertas à população.

"Nada é mais simbólico do que um circo para representar a cultura popular, que se expressa como arte, consciência e transformação", explica Carlos Frederico Marés de Souza Filho, professor de Direito na PUC/PR e membro da articulação Advogados pela Democracia, grupo idealizador do evento. Mais de 100 entidades e movimentos fazem parte da organização da atividade.

Para as mesas de debate, estão confirmadas lideranças políticas e intelectuais de outros estados, com Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST; João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST; Ciro Gomes, vice-presidente nacional do PDT, e Roberto Requião, senador pelo PMDB.

Edição: ---